Como fazer uma vaquinha online de sucesso e arrecadar mais!

Ao fazer uma vaquinha online, você coloca a sua campanha no ar e começa a arrecadar no mesmo dia! Isso mesmo, por não termos uma curadoria, você mesmo pode entrar no site com a sua ideia ou projeto e começar a arrecadar dinheiro já!

O processo é muito rápido e simples. Acesse Crie e Lance sua Campanha de Crowdfunding, siga as dicas abaixo e comece a arrecadar dinheiro.

Ainda, você conta com o apoio da Dani Pascoal e de toda a equipe Kickante durante o processo!

Box ajuda criar vaquinha online na kickante

Passo a passo de como fazer uma vaquinha online:

Título da vaquinha

O título é o primeiro ponto de encontro dos seus futuros contribuidores com a sua vaquinha, por isso, ele deve ser bem objetivo e informar para qual causa deseja arrecadar . Exemplo de título: “Quero fazer um intercâmbio nos EUA”

A criatividade aqui está em explicar em poucas palavras a essência da sua campanha. O nome da sua campanha estará em todas as suas divulgações. Ele deve convencer e convidar o leitor a clicar. Uma técnica que recomendamos: liste 5 adjetivos que definem a sua campanha. Aqui vale: nome, localização, recompensa, objetivo final. Depois crie 3 ou 4 títulos com base nesses adjetivos e pergunte a alguém ao seu lado o que cada um significa para ele/a. Que o melhor vença!

Categoria da vaquinha

Escolha a categoria em qual sua vaquinha se adequa melhor.

Tipo de Vaquinha

Você só poderá pagar seu sonho ou projeto se conseguir todo o dinheiro que está pedindo? Se sim, sua vaquinha deve ser Tudo ou Nada. Se você puder pagar parte de seu projeto (arrecadando menos do que o valor total de sua meta de arrecadação), então sua vaquinha é Flexível.

Vaquinha Tudo ou Nada

  • Você não paga nada para fazer ou lançar uma vaquinha;
  • Cobramos a taxa admninistrativa de 12% do valor arrecadado se você atingir a meta estabelecida. Caso não atinja a meta, ninguém leva nada (nós também não!) e os valores doados serão reembolsados;
  • Se você ultrapassar a meta estabelecida, não ultrapassamos jamais os 12% cobrados para campanhas bem sucedidas. Mais para você!
  • Exemplos: artistas ou escritores que precisam de um valor mínimo para imprimir seu CD, DVD, livros ou até mesmo para organizar um evento. ONGs com um valor mínimo necessário para cobrir os gastos com uma missão. Qualquer campanha que requeira um valor mínimo para custos fixos inflexíveis para o andamento do projeto.

Vaquinha Flexível

  • Você não paga nada para fazer ou lançar uma vaquinha;
    Nós cobramos uma taxa administrativa de apenas 17,5% para as Campanhas Flexíveis que não alcançam seu objetivo e o melhor? Caso sua campanha atinja seu objetivo, diminuímos ainda mais o valor da nossa taxa, e baixamos a mesma para 12% do valor arrecadado! Essa é nossa maneira de dizer: Parabéns pelo esforço aplicado!
  • Se você ultrapassar a meta estabelecida, não ultrapassamos jamais os 12% cobrados para campanhas bem sucedidas. Mais para você!
  • Exemplos: artistas ou escritores com um valor mínimo já garantido para seus lançamentos, e que utilizam a plataforma para fomentar ainda mais suas vendas e ajudar na divulgação. ONGs com causas constantes, e que poderá utilizar qualquer valor doado nas ações com que trabalham. Qualquer campanha que não necessite de um valor mínimo fixo para o andamento do projeto, as campanhas flexíveis tem ações diversas ou flexíveis ajustadas ao montante arrecadado. Todos ganham, sempre!

Imagem

A imagem de sua vaquinha deve representar seu projeto. As fotos pessoais são mais efetivas e passam maior credibilidade, mesmo sendo uma foto amadora. Os potenciais contribuidores querem ver quem estão ajudando. Veja imagens de vaquinhas de sucesso:

Exemplos de como fazer uma vaquinha online de sucesso

Descrição curta da campanha

Escolha um parágrafo que descreva de forma sucinta e clara o que significa sua vaquinha! Essa descrição ficará exposta no box, como abaixo:

Descrição do box da vaquinha

Descrição completa da vaquinha

Aqui é o lugar em que você deve explicar porque você precisa do dinheiro, porque você precisa agora e não ano que vem, porque as pessoas devem contribuir, o que você vai fazer com o dinheiro delas.

Ao longo do seu texto, recomendamos responder as perguntas abaixo e mantê-lo curto:

PRODUTOS: Start up e artes:

  • Fale sobre as recompensas (inclua fotos se possível!);
  • Fale sobre a campanha, o que ela pretende, qual o resultado final, em que o valor arrecadado será usado;
  • Fale sobre porque sua campanha é tão importante e merece a contribuição de todos;
  • Fale sobre você, seu trabalho, suas conquistas até aqui.

CAUSAS: ONGs, universidades e atletas:

  • Fale sobre dados relevantes que explique a importância do que faz;
  • Fale sobre você, seu trabalho, suas conquistas até aqui;
  • Fale sobre porque sua campanha é tão importante e merece a contribuição de todos;
  • Fale sobre a campanha, o que ela pretende, qual o resultado final, em que o valor arrecadado será usado;
  • Se houver, fale sobre as recompensas (inclua fotos se possível!).

Meta da Vaquinha

Defina sua meta como sendo o mínimo necessário para realizar seu projeto. Lembre-se de incluir a taxa administrativa da Kickante, as despesas com a confecção e envio das recompensas, se houver, entre outros custos.

É muito importante escolher uma meta realista. Sabemos que é muito difícil fazê-lo pois quando o céu é o limite, queremos como meta o valor mais alto possível. Mas, venha conosco entender a lógica da meta de uma campanha de vaquinha online. A sua meta deve ser o valor mínimo que precisa. Colocando de fato o seu valor mínimo, você se manterá motivado durante a campanha com uma meta alcançável, mas também trará mais contribuições de pessoas que sentirão que seus 10 reais, ou 20 reais farão uma diferença. Se você lança uma campanha para uma meta de 30.000 reais, e eu tenho 20 reais para contribuir, e vejo que você até agora arrecadou 1.000 reais, não me sentirei motivado a contribuir com 20 reais. Porém, se você lança uma campanha de 3.000 reais, e já tem 1.000 arrecadados, sei que meus 20 reais farão a diferença! E sei que 200 reais serão incríveis para o projeto! Pense nisso.

Duração da vaquinha

Sua campanha de arrecadação pode durar de 1 a 60 dias. Quanto mais tempo de campanha, mais chances de arrecadar.

Não coloque um prazo muito curto, pois pode não dar tempo de sua vaquinha viralizar e as pessoas contribuírem.

Adicione suas redes sociais

Essa etapa é opcional, porém, colocar suas redes sociais a disposição dos contribuidores passa maior credibilidade. Isso porque ele pode ver quem você é e pesquisar sobre seu trabalho tornando o processo mais pessoal.

Após o lançamento, use as mídias sociais também para a divulgação de sua vaquinha. Para algumas campanhas, as mídias sociais, principalmente o Facebook, são os canais mais importantes e os que mais trazem retorno de contribuições podendo representar até 90% de todo o valor arrecadado.

Recompensas

Também é um item opcional. Mas, se incluir, pense no que seu público gostaria de receber em troca da contribuição. Fotos são importantes, pois conseguem tangibilizar o produto se ele for físico (um calendário, por exemplo).

Veja outras dicas de como fazer sua vaquinha online em https://www.kickante.com.br/bau-de-ideias/criar-lancar-campanha-crowdfunding