Dicas para Divulgar sua Vaquinha Online

Considere uma vaquinha online, como uma campanha de marketing ao consumidor, consiste em várias fases: planejamento, pré-lançamento, lançamento, manutenção e gerenciamento (incluindo a evolução da vaquinha) e acompanhamento pós-conclusão.

Por isso, dedique tempo na criação (planejamento) e, uma vez que ela esteja estruturada, lance para o mundo!

Preparamos algumas dicas super legais para a divulgação de sua campanha. Esta é uma etapa muito importante: afinal, da onde virão as contribuições?

1. Antes do Lançamento da vaquinha

Antes da sua vaquinha ir ao ar, separe pelo menos um mês para divulgação – as vaquinhas que fizeram isso tiveram um sucesso maior desde o dia de lançamento. Geralmente, quando deixamos para divulgar a vaquinha somente no dia do lançamento, ela demora a engrenar e receber contribuições. Deixe as pessoas preparadas e, no dia, envie um lembrete pedindo doações.

2. Aproveite a assessoria de marketing gratuita da Kickante

Ao lançar sua vaquinha na Kickante, você vai receber um plano de marketing com dicas de como divulgar a sua campanha e, além disso, pode entrar em contato conosco sempre que precisar pelo falecom@kickante.com.br. Temos uma equipe dedicada a oferecer dicas de marketing para sua vaquinha. Bom, não é mesmo?
A importância das primeiras contribuições

Muitos criadores de campanha subestimam a força da sua rede de contato mais próxima: amigos, familiares, colegas de trabalho, outros amigos e assim por diante. Nossa experiência mostra que as primeiras contribuições costumam vir justamente dessas pessoas. E tem mais, elas geram um efeito psicológico em outros contribuintes que, ao verem contribuições, se animam a participar também. Chamamos isso de “A regra dos 30%“.

3. Offline também funciona: aumente o alcance de sua vaquinha

Você pode e deve falar da sua vaquinha na sua faculdade, divulgar no mural, em restaurantes, saraus, encontros com amigos, imprimir flyers e posters, fazer ligações e tudo mais que o mundo fora da Internet permitir! O objetivo é sempre atrair interessados para visitarem a página da sua campanha e, consequentemente, contribuições.

4. Use as mídias sociais: elas são poderosas

Você deve postar com frequência em seu Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e quaisquer outras redes sociais que possuir. Mas, não vale fazer um post só e achar que as contribuições vão chover, hein? Você deve fazer várias postagens ao longo da sua vaquinha: ao menos 2 por dia no Facebook, 2 por dia no Twitter, 1 por dia no Instagram, ao menos 1 e-mail por semana para todos os seus conhecidos, 3 publicações por semana no seu LinkedIn e assim por diante.

Seja criativo nas suas postagens: coloque sempre o link da vaquinha logo no começo do post, fale rapidamente sobre o objetivo (textos muito longos não costumam funcionar), altere posts com imagem e sem, com vídeo e sem, fale das recompensas (se houver), porque criou a vaquinha e precisa do dinheiro, porque todos devem contribuir…

5. Peça ajuda aos seus amigos e mantenha-os motivados!

Seus familiares, amigos e admiradores são muito importantes para o sucesso da sua vaquinha e você deve convidá-los a lhe ajudar ativamente. Muitos deles, compartilham a sua vaquinha no Facebook, Twitter, Whatsapp, Blogs, entre outras formas. Eles fazem isso pois querem que sua vaquinha alcance a meta e você realize seu sonho.

A viralização é muito maior quando mais pessoas estão falando da sua vaquinha para ainda mais pessoas. Você vai ver, o resultado é incrível!

Não deixe nunca de agradecer o engajamento e lembre-se que você tem uma ferramenta para se comunicar com aqueles que estão acompanhando sua campanha na Kickante. Trata-se do mini blog da campanha.